O ponto de venda (PDV), do inglês “point of sale” (POS) é uma ferramenta de marketing e vendas extremamente importante para uma empresa. Segundo pesquisa divulgada pela Nielsen, 70% das pessoas costumam se decidir pelo produto que irá comprar apenas no momento da compra, motivados principalmente por estímulos visuais, da embalagem do produto e do PDV. Ou seja, isto demonstra o papel fundamental da comunicação visual aplicada ao ponto de venda como forma de diferenciar um produto da concorrência.
O que é PDV?
O PDV é um local onde a marca pode expor um produto permanentemente, independentemente do período ou se preferir expor produtos em promoção por tempo limitado, com vantagens adicionais para os consumidores.
No ponto de venda é o local onde é possível expor seus produtos de serviços diretamente ao consumidor, isto é importante, pois, mesmo em um momento em que o e-commerce ganha cada dia mais espaço, as lojas físicas ainda é a preferência, independente da cidade ou país em que esteja.
Entretanto, um PDV pode ser definido de diversas maneiras, todas corretas, a depender do contexto em que se aplicam, por exemplo:
- Um display de mercadorias;
- Balcões;
- Estandes;
- Lojas em contêineres temporários;
- Lojas temáticas e megastores;
- Todo local onde o cliente tenha contato com o produto e em seguida faça o pagamento, também é um PDV.
Ou seja, o PDV pode ter diversos formatos e pode ocupar diferentes áreas de uma loja, contudo, sua função sempre é a mesma, atrair a atenção do consumidor e alavancar as vendas de um produto, mas como se alcança esse objetivo?
Ponto de Venda e Comunicação Visual
Imagine ter um espaço pouco aproveitado em sua loja, sem sombras de dúvidas este local tem dificuldades de atrair clientes e consequentemente realizar vendas. Agora imagine instalar um PDV novo em folha neste local, sucesso! Nem sempre, muitas vezes uma ação feita com as melhores das intenções, mas sem planejamento, não tem o resultado que esperamos, contudo neste caso, contar com uma empresa especializada em comunicação visual pode ser a solução.
A comunicação visual baseia-se em analisar todos os pontos característicos de uma marca, produto ou serviço e traduzi-lo de modo a se identificar com os preceitos da empresa e ao mesmo tempo criar engajamento e laços afetivos do cliente, utilizando-se de imagens, textos, signos, vídeos, entre outros, para alcançar este objetivo.
Uma ação baseada em um ponto de venda, com elementos de comunicação visual, alinhados a identidade visual da empresa é uma excelente arma para aumentar as vendas em uma loja física.
Como dissemos anteriormente, aproximadamente 70% das decisões de compra são feitas em frente ao PDV, logo, qual seria o resultado se em volta deste ambiente fosse criado toda uma “atmosfera” que incentive o consumidor a passar mais tempo naquele local? Maiores seriam as chances de comprar e criar um vínculo afetivo com o produto.
Por esse motivo, apostar em ambientes que afetem favoravelmente as atitudes e hábitos de compra dos consumidores e promovam a venda é a melhor forma de utilizar a comunicação visual no PDV.
Materiais para PDV Disponíveis na Carvalho Print
A Carvalho Print é uma empresa com mais de 10 anos de experiência em materiais para PDV baseando-se em comunicação visual, dispomos de diversos materiais para promover seu produto, marca ou serviço, para ser aplicado em diferentes locais, como: Lojas, padarias, supermercados, farmácias, eventos, ações de guerrilha, ações de marketing e lançamentos.
Os materiais mais utilizados são:
- Adesivo de chão
- Wobbler
- Stopper
- Faixa de gôndola
- Displays de mesa
- Displays de chão
- Totem elíptico
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